TAXA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Com o objetivo de agilizar o processo de entrada na ilha para os turistas, a Administração de Fernando de Noronha agora oferece o pagamento da Taxa de Preservação Ambiental pela Internet. Para isso, o primeiro passo é preencher o formulário abaixo com os seus dados e da sua viagem. O importante é que você tenha já definidas todas as informações, como os dias que vai permanecer na ilha, seu vôo etc.
O próximo passo é cadastrar os acompanhantes menores. Mas atenção, se eles tiverem 18 anos ou mais, devem ser cadastrados separadamente. Em seguida, a etapa final é gerar as guias de identificação, o boleto bancário e a Ficha de Controle Migratório.
SOBRE A COBRANÇA DA TAXA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
A taxa é cobrada de acordo com os dias de permanência na Ilha. No entanto, se, por acaso, você sair antes do período programado e pago, terá direito à restituição da diferença antes de embarcar para o continente.
Da mesma forma, se resolver prolongar a visita, PROCURAR O BALCÃO DA TAXA ATÉ O VENCIMENTO INICIALMENTE PREVISTO E RENOVAR O PERÍODO DE PERMANENCIA. O valor referente aos dias a mais será cobrado. O pagamento pode ser feito à vista, cheque, cartões de crédito, dólar etc.
SOBRE A DATA DE VENCIMENTO
A data de vencimento da TPA é determinada pelo dia de sua chegada na Ilha. No entanto, é importante que você pague o boleto um ou dois dias úteis antes da data de vencimento, por causa do prazo para confirmação do pagamento. Além disso, é necessário levar o boleto e o comprovante de pagamento para Noronha. No aeroporto, haverá uma entrada exclusiva para quem pagou a TPA através da Internet.
Observações:
  1. Pela lei que rege a TPA, pilotos de aeronaves EM SERVIÇO NO ARQUIPÉLAGO têm isenção da taxa pelo período de 72 HORAS (03 dias). Portanto, não é necessário fazer o cadastro do piloto das aeronaves particulares pelo site, e, sim, apenas no aeroporto de Fernando de Noronha.
  2. Conforme a Lei nº 11.704, art. 86, itens I, II e III, o valor da Taxa de Preservação Ambiental que se referir aos dias excedentes ao período inicialmente previsto será cobrado em dobro quando a permanência do visitante ou turista no Arquipélago de Fernando de Noronha não estiver devida e previamente agendada e autorizada pela Administração Geral.
SOBRE O PROCESSO DE IMPRESSÃO
As guias de identificação, o boleto bancário e a Ficha de Controle Migratório precisam ser emitidos e impressos num único procedimento de cadastro pois devem apresentar o mesmo número de identificação. Caso você tenha impresso apenas um ou dois dos documentos, descarte-o(s) e começe o processo de preenchimento de cadastro novamente.
consulta do visitante
Aqui você pode consultar o histórico de seus pagamentos ou imprimir a segunda via de seus documentos. Para isso, informe o tipo e o número do documento cadastrado no sistema e clique na opção desejada.
Tipo Documento Número
Simulação do Valor da Taxa de Preservação Ambiental
Aqui você pode simular o valor a ser pago pela Taxa de Preservação Ambiental. Para isso, informe o período da visita e clique no botão SIMULAR.
Período da visita
De até Valor da TPA em R$:
Formulário de Cadastro do Visitante
1 - Visita
Período de Permanência: Motivo da Viagem:
De até
Local Hospedagem: Agência Receptiva:
Meio de Transporte:
Companhia Aérea:
2 - Visitante
Nome: Data de Nascimento: Sexo:
Nacionalidade: País:
UF:
Tipo Documento: Número Documento:
NECESSIDADE ESPECIAL:
3 - Endereço Residencial
País:
UF:
Cidade:
Logradouro:
Bairro:
Número: CEP:
4 - Contatos
Telefone Residencial: Telefone Celular: Telefone Comercial:
E-mail:
5 - Dados Complementares
Profissão: Especialidade:
Observações:
6 - Acompanhantes menores de 18 anos
Nome: Data de Nascimento: Grau de parentesco:
Local de Hospedagem: NECESSIDADE ESPECIAL: Data de Regresso:
Preencha os dados acima e clique no botão "Incluir" para adicionar um acompanhante.
Nome Data de Nascimento Grau de Parentesco Local de Hospedagem Data de Regresso Necessidade Especial